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EP10(esq), D4(dir) |
Sabe... A procrastinação é mesmo um problema. Mas felizmente, se serve de
consolo, não é um problema que atinge só a mim. Já faz algum tempo que eu tenho
esses dois fones ilustrados acima e só agora estou escrevendo sobre eles. Eles me foram enviados
pela ótima NICEHCK com a finalidade de fazer uma análise já faz um tempinho.
Se trata do EZaudio D4, e do proprietário NICEHCK EP10. O motivo que me
impulsionou a analisar esses dois fones está no design. Daí surge o
questionamento, que design? Afinal de contas os dois fones são em formato
padrão, simples.
Não sei como traduzir direito esse formato padrão, em inglês já vi
algumas pessoas se referindo a esses IEM’s como “bullet type IEMs”, uma pesquisa na internet usando esses termos não retorna muitos resultados apesar de tudo. Os fones em formato
“bullet” seriam esses de inserção simples, onde o ouvinte não precisa passar o
fio por cima do ouvido. São exemplos, Hifiman re-400, KZ ED9, Moondrop
Crescent, Soundmagic e10, Urbanfun HIFI.
Exemplo |
Acontece que nem todo usuario gosta dos fones de design over-ear (principalmente
quem está se iniciando no hobby), apesar disso, é o formato que se popularizou
mais recentemente. O formato over-ear se tornou dominante mesmo no portfólio de
marcas como KZ, TRN, BQYEZ, SENFER, etc. Não raramente as pessoas acham
complicado de se usar ou tem medo do encaixe. Se você ainda não se ligou no que é um fone over-ear, simplemente imagine um KZ ZST.
Além do formato não over ear, esses dois modelos que recebi também são modelos muito baratos, o que os tornam particularmente atrativos. O EZaudio D4 pode ser encontrado por menos de 10 e já o vi em
promoções por praticamente 7$!. O EP10, de construção mais robusta já foi
encontrado por cerca de 11 e hoje está sendo vendido por 15$.
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Graficos do colega Hobbista "Otto motor", que dirige o blog Audioreviews.org. Todos os creditos a ele. |
Esse gráfico veio bem a calhar e ilustra bem a caraterística tonal dos dois fones quando defrontados. O nicehck EP10 tem uma curva convidativa, se eu não o tivesse ouvido apostaria em um fone bem balanceado, quente, eufônico. Com um low treble com uma transição bem feita. De certa forma ele não foge muito dessas características; é um fone em U, os médios são recuados mas não absurdamente. A transição graves-medios-agudos é um pouco mais smooth do que um KZ ZST por exemplo. No entanto apesar do balanço tonal convidativo, o fone sofre pela qualidade dos graves, eles são excessivamente lentos e com algum "vazamento" de mid-bass para a área dos médios. O que isso quer dizer?

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Imagem do Audioreviews.org |
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Seleção de Eartips. |
De forma bem resumida e leiga, o som que nós ouvimos tem um ataque, uma duração, e um caimento. Todo driver é caracterizado pelo seu ritmo, a velocidade em que ele faz cada uma dessas etapas. Vamos simplificar dessa forma, um grave rápido, é um grave que dá atenção suficiente aos detalhes, a textura, a dinâmica do som. Um grave excessivamente lento vai fazer com que os detalhes na região grave se percam, é como se a musica perdesse ritmo, imagine assim: enquanto o driver era pra estar voltando, ele ainda está indo, rsrs. Como resultado disso o som se "embola", perde clareza, você só sente uma massa meio indefinida, meio sem forma. É o que acontece nesse fone, e é o que me impede de recomenda-lo. Muita gente gosta dele, existem varios reviews positivos em inglês, mas eu simplesmente não gosto. Ouvindo o blues "God moves on the water", o EP10 perde o ritmo, o baixo perde definição e a parte grave da música perde forma, resultando em uma apresentação meio pobre, a mesma coisa acontece com em "happines is warm gun" dos Beatles, onde o baixo de Paul Mccartney perde a virtude. Isso tendo referência um fone de mesmo preço, por volta de 15$, como o KZ ZSN.

Comparativamente, os médios do EP10 soam um pouco mais sedosos, carregando um pouco mais de corpo do que o KZ ZSN, algumas vozes e guitarras, violões, soam isololadamente um pouco melhor no EP10, mas é só isso. A vantagem rapidamente se desfaz se os graves são exigidos ou uma passagem complexa na música acontece. O ZSN tem agudos mais vivos e dinâmicos, palco sonoro mais amplo e grave muito mais ágil. O EP10 também sofre de outro problema. Para se livrar dos graves obstruindo o som, ponteiras grandes e com abertura grande ajudam, mas daí o sub grave some um pouco, deixando o grave excessivamente centrado no midbass. Dessa forma o grave não só fica bagunçado, como também desbalanceado. Quando você aposta em ponteiras normais, mais fechadas, o grave fica melhor balanceado mas com o problema do congestionamento. O EP10 tem médios um pouco melhores que o KZ ZSN, mas os graves entram para atrapalhar a brincadeira. Os agudos no ZSN são um pouco mais vivos mas não são significativamente superiores. O palco sonoro no ZSN é mais holográfico e arejado. O EP10 é um pouco mais fechado e aconchegante, quando você está ouvindo uma faixa tranquila, acústica, cheia de vocais, pode ser que você ache o EP10 mais cativante. No entanto basta as coisas fiquem mais bagunçadas para que o grave mais ágil e a melhor capacidade de separação e arejamento do ZSN superem o EP10.
O EP10 tem um encaixe super confortável, super ergonômico, vêm com uma boa seleção de eartips, um bom cabo e construção acima da média para o preço. No entanto, eu recomendo esse fone só para quem prioriza corpo e massa em detrimento de definição nos graves. É um fone quente com bom brilho nos agudos e medios ok, relativamente eufônico, que quando não está sendo muito exigido por faixas complexas, toca bem. Então se você ouve hip-hop, R&B, lo-fi, pode ser que te atenda bem. Fato curioso, é que eu tive em minhas mãos um Auglamour F300 de 30$ por um tempo, ele tocava incrivelmente parecido com o Ep10, que custa a metade do preço ou as vezes pouco mais de 1/3.
Há quem goste dessa característica mais lenta dos graves, que pode dar uma sensação mais física,de mais massa ao som junto com os médio graves destacados, eu não curto. Na faixa de preço dele existem outras opções (que não sejam over ear) que talvez possam vestir melhor um ouvinte de rock, metal, e demais gêneros que exigem mais competência dos graves. Por menos de 15$: KZ ED9, KZ EDR2, EZAUDIO D4, Swing ie800, por um pouco mais URBANFUN HIFI, SENFER DT6.
O bom? EZaudio d4.
Se a analógia do NICEHCK EP10 é um SUV pesado, que te garante conforto com bons médios e que balança pra lá e pra cá com pouca agilidade nos graves, o EZaudio D4 é um carro esportivo com alivio de peso e suspensão dura.
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Imagem da internet |
E EZaudio é unico, ao unir um som incrivelmente linear por apenas 9$, as vezes 7$!!!! Ele tenta puxar a apresentação mais na linha de um tin audio T2 do que de um KZ da vida, e custando pouquíssimo, o que o torna uma opção única pra quem não está a procura de graves e agudos matadores para o preço. Para o preço ele é rapido, ágil, por vezes um pouco seco, mas não passa sufoco em musicas complexas como o NICEHCK EP10. Ele não tem o mesmo nível de detalhamento ou o mesmo grau de articulação e dinâmica que o tin audio T2. Mas pelo preço de 9$ é o fone mais linear que você pode encontrar. Algumas pessoas podem o considerar "thin sounding" devido ao low treble destacado e pelos graves lineares. Isso faz com que os detalhes da música tenham um maior destaque, se tornando um fone mais análitico. Na minha opinião o volume dos agudos não chega a ser excessivo, necessitando apenas de algum costume com o fone.
Comparado com o Tin Audio T2, o D4 tem as primeiras notas graves um pouco mais vigorosas e presentes com o porém de soarem um pouco "boomy", menos articuladas. A velocidade dos graves do D4 parece ser adequada e ele vai bem em todas aquelas situações onde o EP10 tem um pouco de dificuldade, os exigentes graves de "get mine - bryson tiller" correm bem aqui e sem deixar a desejar. No ep10 eles soam mais xoxos, soltos, "flabby". Os médios do D4 parecem ser um pouco menos "sedosos" quando você sai dele para o EP10, mas basta voltar para o D4 e perceber que o fone mais barato apesar de ter os medios um pouco mais "finos", preserva mais resolução e desenvoltura com o som um pouco mais ágil e detalhado. O cavaquinho e a voz de seu jorge na versão ao vivo de "tive razão" deixa isso claro. O baixo é menos destacado no D4 do que no EP10, mas é mais ágil e competente, a parte superior da voz de seu jorge tem mais brilho, bem como o cavaquinho soa mais claro. O solo de trompete da mesma música, no entanto, pode soar um pouco estridente, é aqui que está aquela região destacada do low treble que exige um pouquinho de adaptação, nada trágico por 9$.
O D4 é tem graves presentes mas não pronunciados e de certa forma lineares, médios presentes mas sem muita profundiade, e agudos vivos, com o low treble um pouco animado dando ênfase aos detalhes. O som é bem direto e o soundstage não se expande muito, toda informação da música e jogada na sua cara em uma apresentação bem straight to the point. O fato de ser direto não significa mais resolução, no entanto. É mais uma característica da apresentação do que uma grandeza para se medir a resolução.
Comparado com o Tin Audio T2, o D4 tem as primeiras notas graves um pouco mais vigorosas e presentes com o porém de soarem um pouco "boomy", menos articuladas. A velocidade dos graves do D4 parece ser adequada e ele vai bem em todas aquelas situações onde o EP10 tem um pouco de dificuldade, os exigentes graves de "get mine - bryson tiller" correm bem aqui e sem deixar a desejar. No ep10 eles soam mais xoxos, soltos, "flabby". Os médios do D4 parecem ser um pouco menos "sedosos" quando você sai dele para o EP10, mas basta voltar para o D4 e perceber que o fone mais barato apesar de ter os medios um pouco mais "finos", preserva mais resolução e desenvoltura com o som um pouco mais ágil e detalhado. O cavaquinho e a voz de seu jorge na versão ao vivo de "tive razão" deixa isso claro. O baixo é menos destacado no D4 do que no EP10, mas é mais ágil e competente, a parte superior da voz de seu jorge tem mais brilho, bem como o cavaquinho soa mais claro. O solo de trompete da mesma música, no entanto, pode soar um pouco estridente, é aqui que está aquela região destacada do low treble que exige um pouquinho de adaptação, nada trágico por 9$.
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Versão rosa do D4 |
O Ezaudio é mais vigoroso que o tin audio t2 só nas primeiras notas do grave. Em todo o resto o T2 tem um grau significativamente maior de articulação. O grave no Ezaudio pode soar "one-noteish", "monotonico" - essa palavra existe? Se comparado ao Tin Audio. No T2 os médios tem mais detalhamento e sedosidade, as vozes são mais macias e as emoções são melhor renderizadas. Os agudos são mais abertos e com extensão melhor, os pratos de bateria são mais energeticos e naturais. O low treble é mais comedido. No entando quando nos referimos ao d4 estamos falando de um fone que é na media 1/4 do preço do outro, ainda sim ele consegue de certa forma mimetizar a ambição de ter um balanço tonal um poquinho mais neutro do que o a média do mercado. A resolução do EZaudio ainda é a resolução de um fone que tem limitações pelo seu preço, não há milagre aqui.
Resumidamente o EZaudio é um fone muito barato e com uma assinatura um tanto quanto ambiciosa para o seu preço, entre o neutro e o claro, ele se aproxima do frio com uma característica de monitores de áudio. O fone entrega muito pelo preço e deve ser muito considerado por quem procura encontrar uma alternativa aos fones em V sem ter que quebrar o cofrinho. Fones como UiiSii HM7 e Rock zircon tem mais ou menos o mesmo preço que ele mas são canhões de graves, o Einsear T2, ainda é em V mas chega mais próximo do EZaudio sendo mais balanceado que os dois primeiros, infelizmente não tenho mais um par deles comigo.
Como o EZaudio D4 e na faixa de preço dele, só tem ele mesmo. Uma boa pedida.
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Espero ter esclarecido alguma coisa sobre esses dois fones, o EP10 é muito anatômico, muito bem construído e pode ser que faça o seu gosto, eu particularmente não recomendaria caso você ouça ritmos exigentes ou congestionados. Acho que o fone tem uma falha considerável e que talvez seja inteligente procurar outras opções, mas já o coloquei lado a lado com o auglamour F300 de 30$ e o EP10 soou incrivelmente parecido. Muita gente elogia o Auglamour lá fora e eu também não recomendo ele pelos mesmos motivos do EP10. Considere minha opinião como uma das variadas que existem por aí. O ED4 faz bastante o meu gosto e é recomendação certeira para quem quer uma alternativa aos fones com forte ênfase nos graves, por 10$ não há alternativas á esse caráter que eu conheça. Pelos sazonais 7$ ele é ainda mais impressionante e talvez valha a pena só pela curiosidade e pra ter um reserva ou daily beater, presentear amigos, etc.
Até a próxima.
EZAUDIO D4: Aqui
NICEHCK EP10: Aqui
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